Sentes que o teu humor piora quando os dias ficam mais curtos e cinzentos? Sabias que as plantas de interior ajudam-te a sentires-te melhor? Vamos dizer-te como.


 

O teu estado de espírito está diretamente relacionado com a mudança das estações. O Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo de depressão que tende a ocorrer à medida que recebemos menos luz solar no Outono e no Inverno. Sentir tristeza, angústia, irritabilidade ou solidão, assim como cansaço, insónias ou perda de concentração são os sintomas mais frequentes de quem sofre deste problema.

Introduzir plantas de interior, criando um oásis de calma, ajuda a melhorar os sintomas da depressão sazonal. Um jardim em nossas casas é uma lembrança da Primavera e cuidar de plantas é uma terapia eficaz para tornar os teus dias mais felizes.⁠

Damos-te algumas dicas para aliviar alguns dos sintomas da depressão sazonal recorrendo às tuas plantas:

  • Enquanto trabalhas, coloca pelo menos uma planta no teu campo de visão, quer seja em casa ou no escritório.
  • Faz pausas durante o teu dia, aproveitando para olhar pelas tuas plantas, nem que seja por cinco minutos.
  • Ao fim-de-semana, com um pouco mais tempo, dá-te ao luxo de meditares enquanto cuidas das tuas plantas, sentindo o seu substrato, limpando as suas folhas ou simplesmente olhando para elas.
  • Cria um canto de retiro em casa, juntando várias plantas para que te sintas numa pequena selva. Aproveita para ler um bom livro, ouvir a tua música preferida, ou praticar um pouco de exercício físico.