A casa de banho é um ótimo espaço para teres plantas, pois sendo, por norma, um ambiente quente e húmido torna a necessidade de rega menos frequente. As plantas tornam a casa de banho num espaço mais agradável, num ambiente tropical propício ao relaxamento. Se tiveres espaço, torna o teu duche num oásis privado. Se não, pontua a bancada com algumas plantas mais pequenas. No entanto, deves ter em conta algumas questões na altura de escolheres as plantas que serão felizes neste espaço. Vamos dizer-te quais são e dar-te as nossas sugestões de plantas favoritas para a casa de banho.


 

OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA

Embora a casa de banho seja um espaço quente e húmido, especialmente quando estamos a tomar banho, o mesmo fica mais frio quando não está a ser utilizado, especialmente durante a noite. Estas flutuações de temperatura não são ideais para muitas plantas.

 

NÍVEIS ELEVADOS DE HUMIDADE

Nem todas as plantas gostam de estar em ambientes com humidade elevada. Os cactus e suculentas, por exemplo, preferem estar em espaços secos. Lembra-te que este tipo de plantas vêm de climas mais desérticos, onde a humidade relativa é bastante baixa. Nas condições de espaços constantemente húmidos, tendem a apodrecer.

 

NÍVEIS BAIXOS DE LUMINOSIDADE

Muitas casas de banho são espaços interiores, sem janelas, e outros tantos com janelas pequenas onde os níveis de luz solar que entra para a divisão são baixos. Caso seja o caso, terás de ter esta questão em linha, escolhendo plantas que toleram bem níveis baixos de luminosidade. Podes sempre compensar algumas horas de luz acrescentando focos de luz artificial.

 

AS NOSSAS PLANTAS PREFERIDAS PARA A CASA DE BANHO

Agora que já sabes os factores que influenciam a escolha de plantas para a tua casa de banho, deixamos-te sugestões das nossas plantas favoritas para este espaço:

 

PARA TE INSPIRARES

Para que te possas inspirar na decoração com plantas para a tua casa de banho, deixamos-te algumas ideias de como colocar plantas neste ambiente.