A Ficus elastica é originária da Ásia, desde o Nepal, China, até à Malásia. Conhecêmo-la em tamanho (muito) grande de muitos parques e jardins, podendo atingir até sessenta metros de altura. Mas é uma planta que é igualmente feliz dentro de casa (nós com ela!), sendo das plantas de interior mais populares em todo o mundo. As suas enormes folhas brilhantes e o seu porte majestoso tornam-na uma presença impossível de ignorar. Vem daí conhecê-la um pouco mais!


 

REVELA A SUA GENEROSIDADE

LUZ

A Ficus elastica gosta de luz para ser saudável e desenvolver as suas fantásticas folhas. Coloca-a num local com muita luz indireta ou filtrada, mas não se importa de 1-2 horas de banhos de sol directo, especialmente se for nas primeiras horas da manhã.

 

ÁGUA

Rega a Ficus elastica somente quando a terra à superfície do vaso estiver seca ao toque. Podes inclusive, deixar passar 2-3 dias antes de voltar a regar, pois tolera bem alguma secura no substrato. Ao regar, não te esqueças de deixar escorrer o excesso de água, detesta ter os pés molhados!

 

FERTILIZAÇÃO

A Ficus elastica não é muito ávida no que toca a fertilização. No entanto, deves fertilizá-la mensalmente durante a estação de crescimento para que as suas folhas cresçam saudáveis e brilhantes. No Inverno e caso continue a crescer, podes pulverizá-la com o nosso PLANT FOOD para ajudá-la a combater os stresses causados pelas diferenças de temperatura e alguma irregularidade na rega.

 

NÃO É DEFEITO É FEITIO

A Ficus elastica com folhas a cair é sinal de má gestão de rega. Por excesso ou por défice. O sinal é o mesmo, mas tu deverás conhecer o principal motivo. De vez em quando, limpa as suas folhas com o nosso LEAF CLEANSER, pois não gosta de estar empoeirada.

Se uma ou outra das suas folhas da base ficarem amarelas, é muito provavelmente um sinal do seu envelhecimento natural, acabando por cair.

Se as folhas começarem a enrolar para o interior é sinal de que estás a regar pouco ou muito espaçadamente a tua planta.

Folhas tristes e caídas? É sinal de que estás a regar em demasia a tua Ficus elastica. Deixa o substrato secar ligeiramente entre regas.

Raízes a crescerem na base do tronco? Não te preocupes, está tudo certo. São raízes aéreas que a planta utiliza para crescer na natureza.

Deves ainda saber que a Ficus elastica é considerada tóxica para humanos e animais de companhia.

 

CUIDADO COM AS PRAGAS

A Ficus elastica não é das plantas de interior mais sensível a pragas. No entanto, para manteres a tua planta limpa e feliz recomendamos que lhe dediques uma sessão de limpeza uma vez por mês com o nosso LEAF CLEANSER. Caso detetes a presença de alguns moradores indesejados, repete a sessão de lavagem semanalmente até que estes desapareçam. Para uma proteção mais duradora podes juntar o nosso LEAF PROTECTOR, um produto com propriedades repelentes e inseticidas.

 

INSPIRA-TE COM A SUA BELEZA