Quando se trata do nosso bebé, nada como a suavidade e serenidade de uma planta para tornar o ambiente do seu quarto ainda mais especial. Há várias razões para trazer um pouco de natureza para o quarto do bebé, quer seja porque as plantas produzem oxigénio (havendo inclusive estudos a evidenciar que também removem toxinas nocivas e impurezas do ar), ou porque as plantas promovem harmonia e trazem boas energias para o ambiente onde se encontram. Além disso, é indiscutível que as plantas adicionam elegância e beleza naturais a qualquer canto ou superfície que adornam. Vamos dar-te algumas dicas para saberes escolher as plantas adequadas para o quarto do teu bebé e sugerir-te as nossas preferidas para criares o ambiente perfeito para o teu rebento!


 

O QUE DEVES TER EM CONTA NA ALTURA DE ESCOLHERES A PLANTA IDEAL PARA O QUARTO DO TEU BEBÉ

Quando fores escolher a planta ideal para o quarto do teu bebé deves ter em consideração as seguintes questões:

  • Idade do bebé / criança: dependendo da idade do bebé ou da criança, assim deve ser escolhida a planta mais adequada para a sua idade. Para bebés recém-nascidos ou que ainda não andam, plantas de pequeno porte em cima da cómoda, ou uma planta maior para o canto da amamentação, pode ser uma óptima opção para criar o ambiente sereno e natural. Se a criança já gatinha ou anda livremente pelo espaço, podendo inclusive estar a brincar no quarto sem vigilância de um adulto, a escolha da planta deve incidir naquelas que não são consideradas tóxicas se ingeridas e que não tenham espinhos / picos ou folhas pontiagudas. É ainda preciso ter em atenção que não se deve colocar a planta num local onde a criança se possa magoar se a planta cair (como é o caso de plantas pendentes colocadas em estantes, em que a criança pode puxá-las e o vaso cair).
  • Facilidade em cuidar e tolerante a pouca luz: todos sabemos que cuidar de um bebé dá muito trabalho! É importante que a planta escolhida seja “boazinha” e que tolere alguns esquecimentos na rega, sem ficar feia num instante. Além disso, se o bebé ainda faz sestas durante o dia, é importante garantir que a planta se adapta a ambientes com menos luz, pois irá fazer diferença se a planta não apanhar, pelos menos, 6-8 horas de luz por dia.
  • Aprender com a natureza: um outro aspecto magnífico das plantas é a possibilidade da criança começar a familiarizar-se com a natureza e o seu ciclo de vida. Plantas com texturas e cores diversas e que possam ser manuseadas sem se quebrarem com facilidade, são uma oportunidade para a criança poder começar a explorar os sentidos. A planta será o seu primeiro ser vivo de companhia! E que poderá cuidar dele desde tenra idade.

AS NOSSAS PLANTAS PREFERIDAS PARA O QUARTO DO BEBÉ

Agora que já sabes como escolher a planta ideal para o quarto do teu bebé, deixamos-te as nossas escolhas para este espaço que é tão especial.

PLANTAS PARA O QUARTO DO BEBÉ / RECÉM-NASCIDO:

 

PLANTAS PARA O QUARTO DO BEBÉ / CRIANÇA:

PARA TE INSPIRARES

Para que te possas inspirar na decoração com plantas para o quarto do teu bebé, deixamos-te algumas ideias de como colocar plantas neste ambiente.