A Dieffenbachia sp. cresce selvagem nas florestas tropicais do México e Argentina. As suas folhas frondosas e variegadas com padrões que variam entre várias tonalidades de verdes, brancos e amarelos, tornam-na uma boa opção para introduzir um verde luminoso em tua casa. Existem muitas variedades desta espécie, desde as muito verdes (como a Dieffenbachia “Snow”), até aquelas mais amarelas ou mesmo de um verde pálido (como a Dieffenbachia “Tropic Marianne”). Pode chegar a atingir 1,5 metros de altura. Em condições normais em nossas casas, as suas folhas de baixo tendem a cair, dando um falso efeito de palmeira. É enganadora, pois não é uma planta fácil de cuidar. Vamos revelar-te os seus gostos e desgostos!


 

REVELA A SUA GENEROSIDADE

LUZ

A Dieffenbachia sp. desenvolve-se idealmente em locais iluminados por luz filtrada, no Verão, e muito iluminados, no Inverno. Em Portugal, é feliz em espaços virados a nascente com grandes janelas onde a luz é bastante, mas nunca de mais.

 

ÁGUA

A Dieffenbachia sp. gosta de ser regada com regularidade, o que significa que deves voltar a regá-la sempre que a superfície da terra do seu vaso se apresente ligeiramente seca. Podes controlar a frequência da rega sujando o dedo. No Inverno, espaça um pouco mais o período entre regas para garantires que não fica com “os pés molhados” durante largos períodos de tempo.

 

FERTILIZAÇÃO

Fertiliza a Dieffenbachia sp. somente quando estiver a produzir novas folhas. Gosta de ser alimentada a cada duas semanas na Primavera, Verão e Outono. No Inverno e caso continue a crescer, podes pulverizá-la com o nosso PLANT FOOD para ajudá-la a combater os stresses causados pelas diferenças de temperatura.

NÃO É DEFEITO É FEITIO

Um bocadinho como as avós, não suporta casas frias e correntes de ar… feitiozinho este. Folhas com pontas ou margens castanhas poderão indicar que o ar em seu redor está demasiado seco. Pulveriza a tua Dieffenbachia sp. com água para aumentares o teor de humidade. Garante que não estás a aquecer a tua casa ou a usar o ar condicionado muito forte. As flutuações de temperatura podem ser fatais para as variedades mais delicadas. Não te esqueças que vem dos trópicos, onde a temperatura e a humidade relativa do ar são paradisíacas.

 

A IDADE NÃO PERDOA

Com o tempo e se descurares nos seus cuidados, a planta tende a ficar tombada, estiolada e pouco atraente. Mas não a descartes! Poda o seu caule, deixando um couto de cerca de 10 cm. A coroa de folhas pode ser usada para a propagares e o couto dará origem a uma planta nova.

Uma ou duas folhas amarelas ao longo de um ano representam provavelmente o ciclo da vida e serão apenas folhas no seu fim da vida, nomeadamente se forem as folhas mais antigas, mas convém inspecionares o lado inferior das folhas quanto à presença de seres indesejados.

 

CUIDADO COM AS PRAGAS

“Bolinhas brancas” tipo algodão e rastos melosos nas folhas? É cochonilha. A Dieffenbachia sp. é ainda muito atreita a trips. Se vires uns “bichinhos” pretos muito pequeninos, por norma na face inferior das folhas, então terás de tratá-la imediatamente.

Para manteres a tua planta limpa e feliz recomendamos que lhe dediques uma sessão de limpeza uma vez por mês com o nosso LEAF CLEANSER. Caso detetes a presença destes moradores indesejados, repete a sessão de lavagem semanalmente até que estes desapareçam. Para uma proteção mais duradora podes juntar o nosso LEAF PROTECTOR, um produto com propriedades repelentes e inseticidas.