Encontrar produtos para tratar as nossas plantas, que sejam naturais, não tóxicos e que funcionem, pode ser um desafio. Muitos dos produtos naturais à venda têm uma eficácia limitada a controlar as pragas das nossas plantinhas. O óleo de neem é uma excepção. Vamos explicar-te as maravilhas deste produto natural, de onde vem e como deves utilizá-lo para controlar as pragas (e algumas doenças) das verdinhas lá de casa.


 

O QUE É O ÓLEO DE NEEM

 

Foto via @pfaf.org

O óleo de neem é extraído da planta Azadirachta indica, uma árvore originária do sul da Ásia e da Índia muito comum como ornamental. Este óleo tem muitos usos tradicionais. Durante séculos, as sementes foram usadas em preparações de cera, óleo e sabão. Atualmente é um ingrediente comumente utilizado em muitos produtos cosméticos naturais. O óleo de neem pode ser extraído da maioria das partes da árvore, mas são as sementes que contêm a maior concentração deste óleo. O composto bioativo – azadirachtin – é conhecido pelas suas propriedades inseticidas, fungicidas e repelentes.

 

AS SUAS PROPRIEDADES INSECTICIDAS E FUNGICIDAS

 

Foto via @cifor.org

O óleo de neem é um inseticida natural para a maioria das pragas das tuas plantas de interior. Como é que ele mata estes “bichinhos” indesejados? Pois bem, o composto azadirachtin não só interfere no seu ciclo de vida (alimentação, muda, acasalamento e postura de ovos), como os mata por asfixia, cobrindo os seus corpos com o óleo que bloqueia o seu sistema respiratório.

Todas as pragas das plantas de interior podem ser controladas com óleo de neem. Cochonilhas, trips, ácaros, mosquinha-branca, mosquinhas das plantas (os irritantes fungus gnats) e afídeos, são todas elas pragas que podes controlar recorrendo a este inseticida natural.

Para além das suas propriedades inseticidas, o óleo de neem também é dado como um bom fungicida, nomeadamente para controlar míldio, podridão das raízes, ferrugens, etc.

O óleo de neem deixa ainda as folhas brilhantes com aquele ar saudável que uma boa maquilhagem consegue.

 

COMO APLICAR O ÓLEO DE NEEM NAS PLANTAS

 

Na Generosa podes encontrar o óleo de neem sob o nome de LEAF PROTECTOR. É o produto ideal para tratar e manter as tuas plantas protegidas de ataques de predadores indesejados.

Recomendamos que o utilizes em conjunto com o nosso LEAF CLEANSER diluído em água de forma a garantir uma correta distribuição do óleo de neem sobre a planta (15 gotas de LEAF PROTECTOR e 10 bombadas de LEAF CLEANSER para 200ml de água). Em alternativa podes utilizar um outro detergente ou sabão potássico como emulsionante.

Aplica esta solução sobre as folhas das tuas plantas utilizando um pulverizador sem te esqueceres do lado inferior das folhas, local de predileção de algumas pragas. Garante que o fazes num local arejado, protegido da luz direta e de preferência nas primeiras horas da manhã.

Repete esta sessão de tratamento dois dias seguidos e depois semanalmente até deixares de ver bicharada. Descarta o produto feito após 8h.

Numa primeira aplicação, deves experimentar sempre o produto numa pequena porção da planta (numa folha ou duas), pois algumas plantas podem ser sensíveis ao óleo de neem. Espera 24 horas para ver se houve alguma alteração no aspecto da planta. Se não, aplica-o normalmente como indicado.