Na natureza a Zamioculcas zamiifolia é feliz no Sudoeste africano tropical e subtropical entre o Quénia, Tanzânia até à zona do KwaZulu-Natal e Zanzibar. Cresce tipicamente em solos rochosos sob um clima onde longos períodos de seca são interrompidos por chuvas intensas. Isto explica o aspeto particular da ZAZA, que se revela aos nossos olhos como um conjunto de grandes folhas muito recortadas. Os seus caules são subterrâneos e carnudos, cujos afloramentos são visíveis à superfície da terra do vaso.
REVELA A SUA GENEROSIDADE
LUZ
A Zamioculcas zamiifolia é assim uma ótima opção para as divisões mais sombrias da casa ou para zonas mais interiores onde reina a penumbra. Apesar de ser muito tolerante as condições mais sombrias, a Zamioculcas zamiifolia é completamente feliz quando banhada por luz filtrada ou indireta.
ÁGUA
Este capítulo é fácil quando se trata da Zamioculcas zamiifolia. Os seus caules carnudos permitem-lhe armazenar água e utilizá-la à medida das suas necessidades. O maior risco neste caso é o de regares em excesso o que pode provocar o apodrecimento dos seus caules e raízes. Rega a tua Zamioculcas zamiifolia deixando escorrer bem o excesso de água e volta a regar somente quando a terra do vaso estiver completamente seca. Para além de sentires a humidade da terra com o dedo, com o tempo podes regular-te pelo peso do vaso.
FERTILIZAÇÃO
A Zamioculcas zamiifolia é feliz sem fertilizantes, mas se desejares que cresça mais rapidamente, podes dar-lhe um fertilizante leve uma a duas vezes por ano e apenas nos meses de Verão.
NÃO É DEFEITO É FEITIO
A Zamioculcas zamiifolia é muito resistente a pragas e doenças.
Folhas inferiores amarelas é uma situação normal se forem poucas. Se forem muitas verifica se não estás a regar em excesso. Ou se não há ninguém a regar sem o teu conhecimento…
Folhas com a ponta castanha podem ser resultado de uma ambiente muito seco. Experimenta pulverizar as folhas da Zamioculcas zamiifolia enquanto sentires que a humidade do ar envolvente é muito baixa. Folhas castanhas são na maioria das vezes resultado de uma rega excessiva, em particular se folhas estiverem amolecidas.