Neste artigo da série de entrevistas que realizámos a “plant lovers” da nossa comunidade, ouvimos a história do Carlos Frota Melo, que podes conhecer no Instagram como @charliecfm


Carlos, fala-nos um pouco da tua experiência com plantas. Tens dedo verde ou consideras-te um “plant serial killer”?

@charliecfm

Estou a começar a ter dedo verde, apesar de ser uma pessoa que gosta de aprender com tentativa/erro. Desde pequeno que estou habituado a ver a minha mãe a cuidar de plantas, e o bichinho estava cá, mas ainda estava adormecido. Com as redes sociais, reformulação da casa e quarentena, apliquei-me nas pesquisas e meti mãos à obra. Além das minhas plantas, começo a cuidar de amigos e família, e a coisa está a ir muito bem – sempre com alguns percalços pelo caminho, mas faz parte! Sem dúvida sou um “plant lover”!

Tens alguma dica sobre cuidados de plantas que queiras partilhar?

A minha maior dica é intuição! Pesquiso, leio, mas no final vou pela intuição e faço o que resulta melhor para mim. Nem sempre corre bem à primeira, mas ao correr mal, lembro-me logo na próxima vez que for aplicar “aquele truque”.

Tens alguma planta associada à tua infância? Quais são as tuas primeiras memórias com plantas?

@charliecfm

Associo bastante o feto! A minha mãe tinha imensas plantas, e quando era muito pequeno lembro-me da nossa marquise cheia de plantas e o sol de primavera a bater pela manhã e ficava com umas cores fantásticas! Tenho uma foto dessas com as plantas todo contente! O feto era enorme (pelo menos na altura parecia), e quando era dia de “banho” enchia a banheira toda! Além disso, depois lembro-me de começar a dar a matéria de plantas na escola, em ciências da natureza, e achar um piadão chegar a casa e analisar as plantas da minha mãe.

Tens alguma planta preferida?

@charliecfm

Sinceramente … acho que sou de fases, e acho que a planta além de significados, tem cor diferente conforme o local e espaço. Ou seja … adoro as calatheas, são lindas! Mas há dias que não as posso ver à frente, porque não ajudam nada! Mas outros dias, a ver fotos pela internet/redes sociais olho para uma planta que já tinha visto mil vezes, mas naquela foto está linda e salta para o topo da minha lista!

Gostávamos de te pedir que escolhas uma planta da nossa loja online. Porque escolheste essa planta?

 

Escolho a Poppy porque está na minha lista faz tempo e ainda não tenho! Não vale escolher plantas que tenho e que adoro! Tive que excluir para se tornar mais fácil! Acho uma planta fofa, e lá está, são plantas que na altura da minha mãe não se via tanto, eram apenas as mais básicas, e gostava de ter na minha colecção!

O que acrescentam as plantas à tua vida? Qual o seu significado para ti?

@charliecfm

As plantas neste momento significam paz, sossego, relaxamento e desafio. Quando estou a tratar delas dá-me imenso gozo e ao mesmo tempo sinto que estou a tirar um tempo para mim. Como publicitário, o dia-a-dia é super stressante e é importante relaxar e encontrar Hobbies que me deem prazer. Por outro lado, transporta-me para a infância e memórias. Por fim, adoro aprender e sinto que é um desafio cuidar delas!


 

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *