O nosso lema é FELICIDADE ENVASADA. Sabes por quê? Porque acreditamos no poder que as plantas têm para tornar a nossa vida mais feliz.
No dia Mundial da Saúde Mental é nosso dever reforçar o papel tão importante que as plantas e a natureza em geral têm para a nossa saúde física e psicológica.


Fecha os olhos e imagina-te no lugar mais calmo e relaxante que possas idealizar. É ou não um lugar na natureza, seja numa floresta, nas montanhas ou no mar?!
Faz outro teste. Pesquisa pelas seguintes “tags” na tua rede social: #ferias, #diversao e #luademel. Aparecem frequentemente fotografias que contêm elementos da natureza, certo?

Pois é! Existe uma associação positiva e direta entre a natureza e a nossa felicidade, independentemente do sítio de onde vens e de onde nasceste. É global.
E há um bom motivo para tal. A Biofilia, que se traduz literalmente como “amor à vida”, é a teoria que defende a nossa tendência natural e inata de procurarmos estar ligados à natureza devido aos seus efeitos benéficos para a nossa saúde física e psicológica.

Desde sempre que nós, humanos, evoluímos lado-a-lado com a natureza, ao ar-livre, tendo estado sempre em contacto com um ambiente natural rico em sensações. Só há muito pouco tempo, tendo em conta os milhares de anos de evolução da nossa espécie, é que nos “separámos” da natureza, passando já cerca de 90% do nosso tempo “dentro de portas”. Esta mudança tem trazido alguns efeitos menos benéficos para a nossa saúde que só agora começam a ser estudados. E mesmo passando bastante tempo em casa, no escritório, no ginásio, nos restaurantes ou noutro qualquer lugar interior, continua a existir uma necessidade inata de estarmos em lugares “naturais”.

Se passar tempo na natureza, no exterior, é muito importante para a nossa saúde, não menos importante será rodearmos-nos dela, mesmo no interior. As plantas que trazemos para as nossas vidas, para os espaços que habitamos, são fundamentais para “prolongar” este contacto e interação com a natureza, trazendo muitos benefícios para a nossa saúde, nomeadamente ao nível do nosso estado de espírito e bem-estar em geral. São já vários estudos a evidenciar efeitos benéficos ao nível do stress e da ansiedade, da produtividade e da criatividade, do foco e da autoestima.

A simples ação de cuidar de uma planta promove emoções e sensações de confiança e de generosidade, já que somos responsáveis por ela e por mantê-la viva.


A presença de plantas na tua vida é um complemento poderoso para o exercício do teu bem-estar e relaxamento. Cuidar de uma planta transporta-te para o presente, ativando os teus sentidos e reforçando o sentimento de propósito e de pertença. Aproveita o momento!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *