Entrámos oficialmente no Outono! As rotinas voltaram e já apetece estar em casa com uma manta quentinha, a ouvir boa música, a ler um bom livro e a beber um bom vinho ou uma chávena de chá. Está na hora de preparares as tuas plantas para os dias mais frios e com menos luz. Vamos a isso?!


Só porque as nossas plantas estão no interior das nossas casas não quer dizer que não sejam sensíveis às mudanças das estações. As nossas companhias verdes crescem ativamente durante a Primavera e o Verão e “descansam” conservando nutrientes durante o Inverno.
Nesta altura do ano é mais frequente haver flutuações de temperatura havendo divisões da tua casa que se tornam mais húmidas e outras mais quentes e secas (devido a ligares o aquecimento). Estas flutuações de temperatura aliadas a dias mais curtos (e, portanto, menos luz disponível para as tuas plantas crescerem), podem ser críticos para alguns membros da tua selva.
O Outono é assim uma fase de transição, pelo que é muito importante redobrares a atenção para algumas questões na hora de cuidares das tuas plantas. Vamos dizer-te quais são.

Foto via @haws

Ajusta a rega.
A primeira dica que te podemos dar é: rega as tuas plantas com menos frequência.
Menos luz e temperaturas mais frias significam que as tuas plantas vão crescer menos, pelo que não precisam de tanta água como no Verão. Certifica-te sempre que precisam de ser regadas, usando o teu “dedómetro” (usa o teu dedo para verificares se o substrato no seu interior está húmido ou seco, antes de regar) e, na dúvida, dá às tuas plantas alguns dias extra entre regas.

Foto via @invinciblehouseplants

Menos luz. Menos crescimento.
Com os dias mais curtos, as tuas plantas podem não estar a receber luz suficiente. As plantas que habitualmente podem dar-se bem numa certa divisão da tua casa, podem não ser tão felizes no mesmo espaço durante todo o ano. Aproveita o momento para redecorares o teu espaço e dar largas à criatividade! Mas sempre com atenção às necessidades das tuas plantas.
Nesta altura do ano podem aparecer algumas folhas amarelas nas tuas plantas. É normal (se forem poucas folhas) já que é uma adaptação natural às novas condições de luz. Outro sinal de pouca luz é quando as plantas se inclinam para a fonte de luz (janela) ou a lançar rebentos mais longos do que o normal. Se suspeitas que as tuas plantas precisam de mais luz, move-as para mais perto de uma janela, acrescenta alguma luz artificial ou roda-as periodicamente para que todas as suas folhas possam receber a luz necessária.

Foto via @bloomscape

Diminui gradualmente a fertilização.
Com o abrandamento do crescimento das tuas plantas, deves começar a diminuir de forma gradual a quantidade de fertilizante que dás, até parares completamente no Inverno. Nesta altura do ano, as plantas têm menos “fome” e menos “sede”.

 

 

 

Dias frios. Casas quentes.
É normal começares a sentir as noites mais frias e começares a ligar o aquecimento. Mas tem cuidado! As diferenças bruscas de temperatura não são o que as tuas plantas mais gostam. Não te esqueças que a maioria delas vem de climas tropicais onde a temperatura é bastante estável. Certifica-te que não apanham correntes de ar e que a divisão não se tornou demasiado fria. Por outro lado, se ligaste o aquecimento, o ar irá estar mais seco pelo que terás de aumentar a humidade relativa do ambiente interior. E lembra-te: o substrato da planta pode estar húmido, mas o ar em redor das suas folhas estar demasiado seco. Um sinal frequente da falta de humidade no ar é teres as tuas plantas com as pontas das suas folhas castanhas e quebradiças. Para tentares minimizar este ambiente seco tenta agrupar as tuas plantas criando um “microclima” favorável ao aumento da humidade entre elas. Podes também optar por espalhar algumas taças com água perto delas, ou colocar pedrinhas ou argila expandida num prato com água por baixo do vaso da planta (mas sem que este fique submergido). Assim, aumentas a evaporação em redor da planta sem estares a molhar constantemente as suas raízes (para evitar que apodreçam).

Última chance para reenvasar.
Se não o fizeste na Primavera ou as tuas plantas cresceram tanto durante o Verão que já não cabem no seu vaso, então esta é a tua última oportunidade para poderes reenvasá-las.

 

 

 

 


Boa sorte “plant parent”! Se tiveres alguma dúvida adicional não deixes de nos contactar. Se já és nosso cliente então poderás usar o Clube Generosa para esclarecer as tuas dúvidas. Nós estamos sempre por cá para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *